Blog

Verão

Os pets merecem cuidados especiais sempre, principalmente na estação mais quente do ano: o verão. Nessa época, os bichinhos sofrem com o calor. Portanto, precisam de atenção redobrada e atenções específicas. Por isso, preparamos algumas dicas essenciais para manter a saúde e a qualidade de vida dos seus amados cães e gatos. Fiquem atentos:

1. Nunca deixe seu animal dentro do veículo

No verão, as temperaturas sobem rapidamente, o que pode resultar em uma insolação e hipertermia que pode levar o animal até na morte. Lembre-se: ao passear, se você sair do carro, leve o seu cão ou gato aonde for. Não o deixe sozinho.

2. Passeios em horários amenos

Se o passeio for a pé, saia com seu cão ou gato nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, períodos em que o sol está menos intenso e as temperaturas mais toleráveis. Tenha sempre em mãos um recipiente com água para seu animalzinho peludo e observe os sinais. Se o seu pet colocar a língua para fora repetidamente, é hora de hidratá-lo. Dê água para ele beber imediatamente. E não se esqueça de verificar a temperatura do asfalto. Lembre-se de que o cão ou gato não usa sapatos e pode sofrer queimaduras sérias nas patinhas. Prefira sempre colocá-lo sob sombras.

3. Cuidados com as doenças de verão

Nessa época do ano, doenças oportunistas são muito comuns e podem afetar gravemente seus animais de estimação. As típicas são: micoses, sarnas e hemoparasitoses causadas por picadas de carrapatos doentes. Elas podem ser evitadas com atitudes simples, como, por exemplo, evitar levar o cão ou gato para ambientes muito frequentados por outros animais, uso de coleiras repelentes, medicamentos anticarrapatos e pulgas e  sempre procurar um veterinário em casos de alteração de comportamento.

4. Hora do sono

Os locais frescos e menos iluminados, no verão, são os mais indicados para os bichinhos dormirem.

5. Não esqueça do protetor solar

Animais também correm perigo de ter câncer de pele. Por isso, protetores solares apropriados para os pets estão disponíveis no mercado e devem ser usados cotidianamente. Assim como os humanos, a dica serve principalmente para cães e gatos de pele clara. A cor da barriga é que define em que classe ele se inclui. O filtro solar deve ser aplicado em regiões sem pelos. Jamais aplique protetor solar humano sem consultar um médico veterinário.

6. Tose o pelo do animal

A tosa, além de higienizar, refresca os pets.