Blog

Novembro Azul

Certamente, você já deve ter ouvido falar em castração de pets machos. Mas, já se perguntou quais os benefícios deste procedimento para a vida do animal? Dentre as principais vantagens da intervenção cirúrgica está a prevenção do câncer testicular e dos problemas de próstata, como é o caso da hiperplasia prostática benigna. Além disso, a castração tende a reduzir a agressividade e demarcação de território, é importante no controle populacional, além de aumentar a expectativa de vida do animal.

A castração consiste na retirada cirúrgica dos testículos e requer anestesia, por isso deve ser realizado em um hospital veterinário com infraestrutura completa. Antes de castrar o paciente, é indispensável a realização de exames pré-operatórios que incluem avaliação sanguínea e cardiológica. Desta forma, é possível ter a certeza de que o paciente está apto a ser submetido ao procedimento em segurança. A anestesia deve ser inalatória e realizada por um profissional especializado na área.

No caso dos machinhos de pequeno porte, a castração é realizada entre o décimo mês e um ano de vida do animal. Em cães de grande porte, o processo é diferente, já que eles tendem a atingir a puberdade mais tarde, se comparados com os de menor porte. Por conta disso, a castração para esses pets costuma ocorrer em uma idade um pouco mais avançada, próximo a um ano e meio de vida.