Blog

Check-up

Os seres humanos, ao longo da vida, costumam fazer check-up médico com o objetivo maior de evitar doenças, principalmente relacionadas à velhice, ou até mesmo tratá-las de maneira precoce. O mesmo hábito deve se aplicar aos animais, sobretudo porque eles não conseguem expressar o que estão sentindo. Infelizmente, na maioria das vezes, os tutores que não têm o habito de realizar check-up no pet, só desconfiam que algo não está bem quando os sintomas de uma determinada doença já começam a aparecer.

Sem distinção de espécie e raça, o check-up deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano, nas primeiras fases da vida, e a cada seis meses, a partir dos sete anos de idade. Quando filhotes ou jovens, o check-up é indispensável, inclusive porque possibilita o diagnóstico de doenças congênitas, ou seja, aquelas com as quais os animais já nascem. Na fase adulta ou senil, o check-up é importante principalmente para prevenir ou diagnosticar precocemente doenças adquiridas.

Com exames rotineiros, mantemos a saúde do pet em dia e aumentamos a expectativa e qualidade de vida do animal de estimação. Tudo isso envolve avaliação clínica, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), exames de imagem (radiografias e ultrassonografia), exames cardiológicos (ecoddoplercardiografia, eletrocardiografia), além de aferição da pressão arterial.

Vale explicar ainda que, além da avaliação clínica e dos exames realizados, existe ainda uma fase importante: a anamnese, que é a entrevista realizada pelo veterinário a respeito da saúde e histórico do animal (hábitos alimentares, comportamento, medicações prévias, etc). Com a junção de todas as etapas, teremos um parecer certeiro do estado da saúde de seu pet.

Em Salvador, a Semeve oferece aos pacientes atendimento completo, integrado e humanizado, que são realizados por profissionais de diferentes áreas, a exemplo de cardiologia, oftalmologia, anestesiologia e dermatologia.