Curiosidades

Castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico relativamente simples quando feito de forma eletiva, no entanto exige cuidados tanto antes, quanto depois do procedimento. Exames pré-operatórios irão nos garantir que o paciente está saudável e apto a ser submetido a cirurgia e alguns cuidados após a castração são fundamentais para uma recuperação mais rápida e o sucesso da cirurgia. A castração deve ser feita nas fêmeas para evitar a prenhez indesejada, a gravidez psicológica, os tumores nos ovários, câncer de mama e a infecção uterina. Já nos machos, para evitar as alterações prostáticas, os tumores testiculares e a questão da demarcação de território. Outros desdobramentos também são evitados, como a superpopulção de animais com consequente abandono e os maus-tratos.

 

OS CUIDADOS NA PRÉ CASTRAÇÃO 

Antes da cirurgia, o paciente passará por uma consulta, avaliação clínica e realização dos seguintes exames:

•Hemograma;
•Bioquímicos  (avaliação da função renal e hepática);
•Avaliação cardiológica (eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e radiografia de tórax – a depender da idade do paciente);
•Ultrassonografia de abdôme total, com ênfase em trato reprodutor.

 

Após a análise de todos os exames, estando tudo dentro dos conformes para a realização do procedimento, o médico veterinário encaminha o paciente para o centro cirúrgico.

O paciente precisa estar em jejum de no mínimo 8 horas de alimento e 4 horas de água. Essas recomendações são extremamente importantes e devem ser seguidas a risca, pois garantirá a segurança do bichinho durante o procedimento cirúrgico. Uma vez com o estômago repleto de alimento, o paciente pode regurgitar durante a anestesia e aspirar vômito.

 

EM QUE SE CONSISTE A CASTRAÇÃO?

A castração é um procedimento cirúrgico que deve ser feito por veterinários especialistas, um cirurgião na companhia de um anestesista. A cirurgia é realizada de formas diferentes em machos e fêmeas. Nos cães machos, o procedimento consiste na retirada dos testículos através de incisão realizada na base do pênis. Nos gatinhos machos, a incisão é feita na bolsa escrotal. Nas fêmeas, felinas e caninas, a cirurgia consiste na abertura da cavidade abdominal e retirada dos ovários e do útero.

 

CUIDADOS PÓS CASTRAÇÃO

Como os procedimentos se distinguem de acordo com o sexo do paciente, os cuidados pós-operatórios também são diferentes. Os machinhos têm alta médica no mesmo dia do internamento e as fêmeas precisam ficar internadas durante 24 horas. A internação é para que se tenha um controle efetivo de dor nas primeiras 24 horas, com hidratação e medicação intravenosa adequadas.

Para que o pet não tenha acesso a região na qual a cirurgia foi realizada, todos os cuidados são extremamente necessários. Os pets devem sair do hospital já vestindo a roupa pós-operatória ou usando o colar elizabetano que evitam que eles lambam a região ou puxem os pontos com os dentinhos. Chegando em casa, o pet precisará apenas do seu cantinho quentinho para descansar com água e comida por perto para quando ele quiser beber ou comer. Os medicamentos prescritos devem ser administrados na hora certa e as datas de curativo respeitadas. As brincadeiras e estripulias não estão liberadas! É necessário repouso! Em torno de 10 a 12 dias os pontos já podem ser retirados e o paciente recebe alta.

Realize todos os cuidados após castração seguindo as orientações, que em pouco tempo seu bichinho estará 100% recuperado. 🐶🐾💚😍🐱