Pé na estrada

saiba como viajar com o seu pet em segurança

Se você acha que viajar de carro com o seu animal de estimação é somente sinônimo de curtição, está enganado. Para que tudo ocorra bem e com saúde, é necessário tomar algumas precauções e saber como agir em momentos mais conflitantes. Pensando nisso, confira algumas dicas práticas para tornar esse momento prazeroso e alegre para todas as partes envolvidas.

1.    Antes de pegar estrada, dê algumas voltinhas de carro com o seu pet para ele ir se acostumando caso andar de carro não seja uma prática costumeira.

2.   Lembre-se de levar a carteira de vacinação do seu pet.

3.    Evite dar comida ao seu pet momentos antes de pegar a estrada. Ele pode enjoar. O ideal é ter um tempo. Caso a viagem seja realmente longa, é aconselhável não dar comida com o veículo em movimento. Você pode fazer isso nas paradas e sempre em quantidades pequenas.

4.    Leve acessórios do seu pet para que ele se sinta em casa. Utilizando caixas de transporte ou cinto de segurança apropriado para pet, coloque um lençol/cobertor que ele costuma dormir para remeter à ideia de “casa”. Importante: nunca leve seu bichinho solto, nem com a cabeça para fora do carro.

5.    A cada hora, pare o carro e dê uma voltinha com o pet para que ele faça as necessidades fisiológicas e se hidrate.

6.   Coloque uma temperatura agradável para todos, lembrem que os pets sentem frio e calor também

7.    No universo pet, existem alguns medicamentos/calmantes naturais, que podem ser usados de forma segura, para o seu bichinho não ficar agitado ou ter algum tipo de enjoo. Nesses casos, você precisa consultar um médico veterinário para obter informações e orientações. Nunca tome a iniciativa de medicar o seu pet de forma aleatória.

8.    Informe-se se no destino tem hospital veterinário 24 horas, para qualquer eventualidade. A Semeve, Brotas e Itaigara, oferece esse serviço, em Salvador.