Os animais podem pegar? Posso passear com ele? Como fazer a higienização?

Os impactos da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mudou a rotina de muitas pessoas ao redor do mundo. Quando a rotina de uma casa muda, a rotina dos pets muda junto, e é normal que surjam dúvidas como: Os animais podem pegar a Covid-19? Devo passear com o cachorro? Como fazer a higienização?

Com mais de 1,4 milhão de casos registrados em humanos, a infecção pelo novo coronavírus só foi confirmada em dois cães, um ou dois gatos e uma tigresa, de acordo com fontes oficiais. A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) salienta que a propagação atual da Covid-19 se deve à transmissão de humano para humano e não existe nenhum indício de que pets tenham transmitido o vírus. No entanto, é de total importância que, se o dono estiver com sintomas da doença, se isole do pet, principalmente se há mais pessoas na mesma residência. Esse cuidado deve acontecer já que o animal pode funcionar como um fômite, carregando o vírus nos pelos, podendo transmitir nesse sentido.

Caso você não possua nenhum sintoma e o pet não tenha entrado em contato com alguém infectado,o afeto continua liberado, mas é de suma importância que os tutores sigam rigorosamente às recomendações de higiene da OMS e órgãos oficiais de saúde.

Devo continuar levando meu cachorro pra passear?

Sim, afinal o seu pet precisa fazer suas necessidades. O indicado para evitar a transmissão do vírus nesta situação é respeitar a recomendação de distanciamento social e realizar passeios mais curtos. Lembrando ao voltar para casa, é preciso que faça a higienização das patinhas. Lave bem as patas com água corrente e sabão, tomando o cuidado de não deixá-las úmidas. Se quiser, também é possível limpar, o focinho da mesma forma.

Dicas para quem está de quarentena com os pets:

  • Evite saídas desnecessárias. Só saia com o seu pet para situações de extrema necessidade, se precisar levá-lo ao veterinário, não leve acompanhante para não gerar aglomeração ou opte por um serviço de Táxi Pet.
  • Para compra de ração e outros itens para o pet, procure pela possibilidade de delivery.
  • Não deixe o seu bichinho parado e entediado, brinque com ele! Brincadeiras como jogar a bolinha, pula-pula, cabo de guerra e esconde-esconde são ótimos para manter o corpo e sentidos do seu pet ativos, e ainda vai deixá-lo feliz e contente.